Saúde: equipes dos postos de saúde de Itajubá obtêm alta classificação em programa de avaliação de desempenho

No Rating

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, trabalha para proporcionar mais valorização e comprometimento dos profissionais da área da Saúde, além da melhoria da qualidade do serviço ofertado nas unidades de saúde do município.

As equipes das Estratégias Saúde da Família (ESF) de Itajubá têm alcançado resultados excelentes quanto à classificação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Primária (PMAQ). Das 15 equipes de ESF de Itajubá inscritas no Programa, 11 equipes receberam nota Ótimo e 2 equipes receberam nota Boa, de acordo com a última avaliação efetuada pelo Ministério da Saúde em 2015.

O PMAQ tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de Saúde oferecidos aos cidadãos por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho. A decisão sobre o destino dos recursos provenientes do PMAQ são de responsabilidade e autonomia da Administração Municipal e, por meio de um Projeto de Lei, desde 2013 50% do subsídio do PMAQ vem sendo repassado para as equipes de ESF que obtém a classificação, independente da categoria profissional. Os outros 50% são destinados à implantação de melhorias nas unidades.

Atendimento de qualidade aos cidadãos itajubenses

Equipes têm alcançado alta classificação no Programa

Ações geram a valorização do profissional da Saúde

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br