Saúde: Médicos da Rede Municipal participam de capacitação sobre Tuberculose

No Rating

Médicos que atuam nos postos de saúde de Itajubá estão sendo capacitados para o atendimento adequado a pacientes portadores de Tuberculose. O treinamento foi no dia 11 de maio, quarta-feira, na Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Quem ministrou a capacitação foi o médico infectologista Bruno Michel e Silva. Na ocasião, o especialista mostrou aos médicos das Estratégias Saúde da Família (ESF) os principais sintomas da doença, como fazer o diagnóstico correto, tratamento, dentre outras informações para facilitar o trabalho do dia a dia dos profissionais.

Sobre a doença

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência no organismo, também favorece o estabelecimento da Tuberculose.

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com Tuberculose, os sinais e sintomas mais frequentes são: Tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; rouquidão; fraqueza e prostração. Nos períodos mais frios do ano os casos da doença costumam aumentar; e ao perceber algum desses sintomas, o paciente precisa procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa.

Treinamento para os médicos das ESF

Profissionais receberam informações sobre Tuberculose

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br