Saúde: Prefeitura de Itajubá aumenta para 17 o número de Estratégias Saúde da Família no município

No Rating

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aumentou para 17 o número de Estratégias Saúde da Família (ESF), modelo de postos de saúde, no município. Com a ampliação no número de equipes de Estratégias, a Prefeitura propiciou o acesso de mais pessoas ao atendimento médico e odontológico.

O primeiro bairro beneficiado foi o Novo Horizonte, onde foi criada a segunda equipe de ESF com a mesma estrutura física, porém com o dobro de profissionais e adequações no local. Já no bairro Nossa Senhora de Fátima, a Prefeitura mantém uma equipe e uma estrutura que conta com consultório, recepção, banheiros, sala para agentes comunitários de saúde, farmácia, entre outros ambientes. Antes da instalação do posto de saúde no bairro, os moradores precisavam se deslocar ao bairro Santa Rita de Cássia para conseguir atendimento médico.

As Estratégias Saúde da Família funcionam com uma equipe composta por um médico clínico geral, uma enfermeira, um técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Nesse modelo, prioriza-se a criação de vínculos entre os profissionais e os pacientes favorecendo o atendimento humanizado.

Em 2016, a Prefeitura ampliou ainda mais o acesso da população aos serviços de Saúde com a entrega do posto do bairro Santa Rosa, que foi totalmente reformado, e com a construção do novo posto de saúde do bairro Santo Antônio.
Bairro Nossa Senhora de Fátima também recebeu uma unidade de saúde

Posto de saúde do bairro Santa Rosa foi totalmente reformado

Posto de saúde do bairro Santo Antônio está em construção

Comunidades têm mais acesso à Saúde nos bairros de Itajubá

ESF localizada no bairro Novo Horizonte: mais estrutura

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br