Saúde: Prefeitura de Itajubá supera em 45% a meta de Mamografias no município

No Rating

A Mamografia é um importante exame que permite às mulheres diagnosticar o câncer de mama. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, superou em 45% a meta estabelecida para a realização dos exames em Itajubá.

Os municípios devem cumprir metas definidas para os indicadores em Saúde. A meta para Itajubá quanto à realização de exames de Mamografia de rastreamento era de 0.36 e o município atingiu a marca de 0.45. Com uma média de 290 exames realizados ao mês, a Mamografia de rastreamento é solicitada para mulheres de 50 até 69 anos de idade. Nessa faixa etária, as requisições também podem ser feitas, além dos médicos, pelas enfermeiras das Unidades de Saúde de Itajubá. Em 2015, 1.291 exames foram realizados na cidade.

Para solicitar o exame, as mulheres necessitam procurar um posto de saúde próximo à residência e serem avaliadas por um médico ou enfermeiro. Com a requisição em mãos, basta a paciente ir até o Centro Municipal de Saúde e agendar o exame. O município de Itajubá conta com dois prestadores que realizam a mamografia: o Hospital Escola e a Santa Casa de Misericórdia. O exame é rápido e as pacientes que se submetem ao mesmo pela segunda vez precisam apresentar o último resultado.

A Mamografia fora da faixa etária é realizada apenas para pacientes que apresentam sintomas ou histórico de câncer de mama em parentes de primeiro grau, que tiveram a doença antes dos 50 anos ou câncer de ovário em qualquer idade.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br