Saúde: Prefeitura firma parcerias e garante três helipontos para atendimento médico-hospitalar de urgência com o helicóptero do SAMU

No Rating

A Prefeitura de Itajubá viabilizou um importante serviço da área da Saúde para a população itajubense: a base regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Para melhorar ainda mais o serviço e garantir o total atendimento aos usuários, a Administração Municipal firmou parcerias, e, hoje, o município conta com três locais de aterrissagem para o helicóptero Arcanjo: o Centro Administrativo Municipal, o estacionamento do Hospital Escola e o aeródromo da Helibras, cujo Termo de Responsabilidade e Compromisso foi assinado no dia 22 de junho, quarta-feira.

O helicóptero Arcanjo contribui para melhorar a qualidade e o tempo de resposta nos atendimentos médicos à população. O serviço aeromédico é prestado pela 2ª Cia. de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais em parceria com o CISSUL que gerencia o SAMU na macro região do Sul de Minas Gerais.

Equipada com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a aeronave transporta médicos, enfermeiros, piloto e copiloto, em atendimentos pré-hospitalares como: transferências inter-hospitalares de urgência, captação de órgãos, transporte aeromédico (urgência – em casos de acidente automobilísticos em rodovias). Além disso, também realiza prevenção aquática, salvamento em altura, incêndios florestais, transporte e resgate em locais de difícil acesso e transporte de equipe especializada (operações especiais).

A atuação do Arcanjo em Itajubá será de grande relevância para a região, pois além de apoiar nos atendimentos pré-hospitalares, também realizará o translado de órgãos para transplantes, atividade essa executada pelo Hospital Escola de Itajubá.

A base do SAMU na cidade conta com uma viatura de USB (Unidade de Suporte Básico de Vida) com tripulantes: um médico, um técnico em enfermagem e um condutor socorrista e outra viatura USA (Unidade de Suporte Avançado de Vida/UTI) tripulada por médico, enfermeiro e condutor socorrista.
Itajubá conta com três helipontos

Helicóptero é utilizado para melhorar os atendimentos médicos via Samu

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br