Saúde: Prefeitura realiza a análise constante da água consumida na cidade

No Rating

Para garantir que a água oferecida à população itajubense seja de qualidade, a Prefeitura de Itajubá tem feito a análise constante deste importante recurso natural.

A análise é feita na água tratada e encanada, e também em minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). A água é coletada pelos biólogos da Prefeitura duas vezes ao mês em vários pontos da cidade, tanto na zona urbana quanto rural. Após a coleta, o material é enviado para exame em laboratório.

No dia 17 de maio, terça-feira, os locais que receberam a iniciativa foram os bebedouros do Centro Administrativo Municipal, das unidades de saúde, como a UBS do bairro Nossa Senhora se Lourdes, e caixas d’água de diversas residências.

O constante trabalho do Setor de Endemias permite que doenças relacionadas ao consumo de água contaminada sejam evitadas. Quando a água é examinada e são encontrados problemas, os agentes realizam o procedimento ou a orientação para que a água fique potável novamente, como em casos de caixas d’água sujas e encanamentos antigos. Nas minas a análise é importante, pois confirma se a água é de qualidade e se está própria para o consumo humano.

A água é analisada tanto na zona urbana quanto rural

Água é coletada para análise

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br