Saúde: Trabalho realizado Prefeitura coloca Itajubá entre as cidades com menos casos de Dengue e outras doenças na região

No Rating

A Prefeitura de Itajubá realiza um efetivo trabalho de combate a endemias e os resultados desse trabalho fez com que o município registrasse os menores índices da região no que se refere à Dengue e outras doenças endêmicas.

O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) da Prefeitura de Itajubá é responsável pelo controle de vetores de doenças, como ratos, aranhas, escorpiões, mosquitos, serpentes, caramujos, entre outros. Até junho de 2015, o Setor de Endemias visitou 60% dos imóveis habitados de Itajubá para vistorias. 40% dos imóveis estavam fechados e/ou houve recusa do morador. Com as contratações de mais agentes de endemias pela Prefeitura, o número de visitas aos imóveis habitados subiu para 90% e apenas 10 % das casas fechadas não receberam vistorias até maio de 2016.

Como resultado dos trabalhos realizados no combate ao mosquito Aedes Aegypti, houve redução de 85% dos casos de Dengue em Itajubá, de 2015 a 2016. Além da Dengue, o constante combate ao inseto também previne as febres Amarela e Chikungunya, e o Zika Vírus.

Recolhimento de pneus

O recolhimento de pneus velhos era realizado uma vez por semana, com o auxilio de um caminhão da Secretaria Municipal de Obras (SEMOB). Hoje, um caminhão próprio da SEMSA é utilizado para esse fim; e as coletas são realizadas diariamente em pontos estratégicos. Os locais onde há maior incidência de acúmulo de água, agora recebe uma equipe especializada a cada 15 dias para vistoria, dedetização e nebulização das larvas do mosquito.

Outro trabalho realizado é a colocação de redes em caixas d’água que não possuem tampas e/ou são semi-tampadas sem custo aos moradores. A Prefeitura ainda faz palestras com a distribuição de material didático em vários locais, como industrias, escolas, comércios, instituições públicas; informando à população sobre maneiras de evitar o desenvolvimento do Aedes Aegypti.

Análise de água

Para garantir que a água oferecida à população itajubense seja de qualidade, a Prefeitura também faz a análise da água consumida no município tanto nas casas como em minas. Esse trabalho evita o contágio por doenças relacionadas ao consumo de água contaminada. Quando a água é examinada e existe contaminação, os agentes realizam o procedimento ou a orientação para que a água fique potável novamente. No caso da zona rural, as análises são feitas para garantir que a água esteja própria para o consumo humano.

Para que esses controles sejam efetuados, os agentes de combate à endemias realizam o trabalho de acordo com o mapeamento endêmico da cidade e nas vistorias em locais abandonados; as denúncias podem e devem ser feitas pela população. Os telefones do Setor de Endemias são: (35) 3692-1775 e o (35) 3692-1872.

Campanha de combate à endemias dão resultados

Pneus velhos são recolhidos e encaminhados para a reciclagem

Informação para as crianças das escolas do município

Retirada de entulho das residências é uma das ações

Combate efetivo à Dengue no município

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá -www.itajuba.mg.gov.br