Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada de 15 a 21 de outubro

No Rating

Publicado por SECOM em: 03/10/2018

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

O tema “Ciência para a Redução das Desigualdades” foi o escolhido para a décima quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá de 15 a 21 de outubro. A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.

O tema da SNCT 2018 permite trazer à tona o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas
para a redução das desigualdades no Brasil. Fomentar os usos sociais da ciência e da tecnologia permitirá ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia.

A SNCT em Itajubá é realizada pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), pela Prefeitura de Itajubá, pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento conta com o apoio do Museu de Astronomia e Ciências Afins e com a parceria da Faculdade Wenceslau Braz (FWB), do Centro Universitário de Itajubá – Fepi, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM), do Grupo Educacional FMIT, da Intecoop, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI) e da Superintendência Regional de Ensino (SRE).

Acesse o link e confira a programação: SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br