Sistema informatizado otimizará o trabalho de assistência social em Itajubá

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A Prefeitura de Itajubá desenvolveu um sistema que irá facilitar o trabalho desenvolvido no setor social: é o Sonner Web Assistência Social. Nessa semana, os servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) estão recebendo o treinamento sobre a nova ferramenta.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Informática (SEMIN), é um sistema de gerenciamento que auxiliará o trabalho nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Departamento de Proteção Social Básica, no Centro de Monitoramento, Controle Social e Gestão de Benefícios e adjacências.

Com a ferramenta, o trabalho realizado pela SEMDES será facilitado, pois serviços como cadastros, formulários e demais, serão feitos de forma mais rápida e segura, eliminando papéis.
Além disso, o sistema permitirá que o trabalho social seja realizado em computadores, tablets e até celulares. Outro benefício do Sonner Web Assistência Social é que os dados dos usuários ficarão na mesma plataforma facilitando o acesso à informação.

A Prefeitura também está informatizando outras áreas importantes como a Educação. O Sonner Web Escolar digitalizou ações que eram realizadas manualmente como diário escolar, apontamento de notas, matrícula, lista de espera, entre outras. Também foi implantado, em 2015, pela Administração 2013/2016, o Protocolo Digital, por meio do qual todos os serviços de registro e encaminhamento de documentos, tanto do público interno quanto externo, são feitos digitalmente.

Treinamento dos servidores que operarão o sistema

Nova ferramenta favorece o trabalho da Assistência Social