Teatro Municipal sediou palestra do Programa Saúde na Escola – PSE no município de Itajubá

No Rating

Publicado por SECOM em: 19/07/2018

 

A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou, no dia 13 de julho, no Teatro Municipal Christiane Riera, uma palestra sobre o tema: Traçar estratégias para a efetivação e execução do Programa Saúde na Escola para o segundo semestre de 2018, ministrada pela Enfermeira e Coordenadora do PSE, Amanda Susi da Silva.

O Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido intersetorialmente pelos Ministérios da Saúde e da Educação, foi instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 05 de dezembro de 2007. Tem como principal objetivo contribuir para formação integral dos estudantes da Rede Municipal de Educação por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, e fortalecimento de vínculo entre os diretores das escolas públicas e as enfermeiras (os) da Rede Municipal de Saúde.

Esses trabalhos são pautados em um Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M) que é composto por gestores de ambas às secretarias, representantes das equipes de saúde da atenção básica e das escolas, estudantes e pessoas da comunidade local também podem fazer parte do grupo. As principais responsabilidades são dinamizar, planejar e monitorar a implementação das ações.

O programa trabalha focado em doze ações, no entanto caso haja novas outras necessidades levantadas no município, essas poderão ser agregadas.

I. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
II. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
III. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
IV. Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
V. Prevenção das violências e dos acidentes;
VI. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
VII. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
VIII. Verificação e atualização da situação vacinal;
IX. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
X. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
XI. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
XII. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

Também estão envolvidos no programa a Secretaria Municipal de Cultura e Lazer (SECUT), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), a Secretaria Municipal de Defesa social (SEMDS), e o setor de Vigilância emSsaúde e Saúde Odontológica Municipal.

Todas as 52 escolas públicas aderiram ao programa e, para o desenvolvimento das ações, e as 22 unidades básicas de Saúde estão vinculadas.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba,mg.gov.br