Tempo Integral nas Escolas: Prefeitura proporciona mais oportunidades educativas aos alunos do município

No Rating

Os alunos das Escolas Municipais são incentivados a participar de atividades educativas que vão além daquelas que fazem parte do currículo escolar. Desde 2013, a Prefeitura aderiu ao programa Tempo Integral nas Escolas – Mais Educação, que consiste no desenvolvimento de atividades de educação integral que expandem o tempo diário de escola para o mínimo de sete horas e que também ampliam as oportunidades educativas dos estudantes.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, várias escolas do município possuem o programa desde o início desta gestão, sendo que as escolas municipais Wenceslau Neto e Santo Agostinho foram contempladas em 2016. Os alunos recebem acompanhamento pedagógico e fazem atividades culturais, artísticas, de lazer, esportivas, de reforço escolar, entre outras. Uma verba é destinada ao programa para o pagamento de oficineiros e compra de material, a qual é totalmente administrada pela direção das escolas, e um professor é elencado para coordenar as oficinas.

Os alunos que participam das atividades do Tempo Integral também almoçam nas escolas e o custo por aluno atualmente é de R$ 3,25. Em 2016, o valor repassado pelo Governo Federal está sendo de 0,90 centavos por aluno. A Prefeitura complementa com o valor de R$ 2,35 por aluno, investindo recursos próprios.

As vagas são direcionadas, ou seja, entre os requisitos é que o aluno esteja cursando o 4º ou o 5º ano e esteja em vulnerabilidade social. Caso as vagas não sejam completadas, outros alunos podem ser selecionados para participar.

As escolas contempladas com o Tempo Integral são:

– Escola Municipal Professora Isaura Pereira dos Santos
– Escola Municipal Ana Junqueira Ferraz
– Escola Municipal Durval Braga
– Escola Municipal Professor Francisco Pereira Coutinho (CAIC)
– Escola Municipal Francisco Júlio dos Santos
– Escola Municipal Francisco Florêncio da Silva
– Escola Municipal Coronel Silvestre
– Escola Municipal Olímpio José Joaquim
– Escola Municipal Wenceslau Neto
– Escola Municipal Santo Agostinho
– CIEM Desembargador Francisco Pereira Rosa
– CIEM Professora Geralda Cerávolo Rodrigues

Caso haja vagas disponíveis, outros alunos podem participar das oficinas

Atividades extracurriculares para os alunos das escolas municipais

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br