Todos contra a Dengue: Prefeitura de Itajubá mantém ações de combate à doença no município

No Rating

A Prefeitura de Itajubá continua a preparar os agentes de Saúde para combater a Dengue. Ações como treinamentos, palestras educativas, visita dos agentes de endemias nas residências, dedetização de escolas e prédios públicos, limpezas de terrenos com lixo e mato alto, mutirões de limpeza nos bairros e recolhimento de pneus velhos de locais de risco, estão sendo realizadas continuamente.

No dia 5 de outubro, próxima segunda-feira, a Vigilância Sanitária fará um mutirão antidengue no bairro Santa Luzia: são ações de conscientização da população e também de retirada de entulho. Na semana que passou, foram realizadas ações de orientação nas salas de espera dos postos de saúde dos bairros Cruzeiro e Medicina. Esta atividade está sendo feita em todos os postos de saúde para levar ainda mais informações aos agentes comunitários e às pessoas que são atendidas nos locais.

Comitê define metas de enfrentamento

Além dessas ações, um comitê para desenvolvimento de um plano de combate à Dengue foi formado e conta com membros da Prefeitura, do Hospital Escola e da Santa Casa de Misericórdia, além de outros prestadores de serviços em Saúde. A cada quinze dias o comitê se reúne para avaliar as ações e definir metas de enfrentamento de possíveis surtos de Dengue. Os focos do mosquito Aedes Aegypti estão sendo mapeados e bloqueados para que não haja a proliferação. Mais de 100 profissionais, servidores da Prefeitura, participaram de um dos treinamentos oferecidos pela Administração 2013/2016, no mês de setembro, no auditório da Fepi.

Para que o trabalho seja ainda mais efetivo é necessária a participação da população, que deve colaborar e também fiscalizar para que não haja acúmulo de lixo nas casas, nas ruas e nos bairros, bem como acúmulo de objetos que possam reter água, entulhos, entre outros. Além disso, é importante que facilitem o acesso dos agentes de Endemias às casas para que estes possam avaliar o local e identificar possíveis focos do mosquito.

Profissionais estão participando de treinamento sobre a Dengue

Atividade leva informações sobre como combater a Dengue

Palestra faz parte das iniciativas da Prefeitura

Agentes de Saúde estão preparados para orientar a população

Ação de conscientização está sendo realizada nos postos de saúde