Guarda Municipal de Itajubá completa seis anos de atuação no município

No Rating

Publicado por SECOM em: 30/07/2018

 

No último sábado, dia 28 de julho, foi realizada a solenidade em comemoração ao 6° aniversário da Guarda Municipal de Itajubá. O evento foi na base da GM, localizada na rua Olegário Maciel, bairro Avenida.

O prefeito Rodrigo Riera foi representado pelo secretário municipal do Governo, Israel Gustavo Guimarães dos Santos. Também compuseram a mesa de autoridades o secretário municipal de Defesa Social, Marcos Pereira de Paula; o secretário municipal de Finanças, Juliano Galdino Teixeira; o aspirante Mel Júnior, representando o comandante do 4° Batalhão de Engenharia e Combate, Coronel Luiz Eduardo Siqueira; o 3° Sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Edmilson, representando o comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Eduardo Simões; o 2° Sargento da Policia Militar de Minas Gerias, Edenilson Alves Martins; o inspetor de Polícia Civil, Everton Vieira Moraes; o vice-presidente da Câmara Municipal de Itajubá, vereador José Vladimir dos Santos; o inspetor da Guarda Civil de São José dos Campos, Elvis de Jesus; o comandante da Guarda Municipal de Campos do Jordão, Robson Marins; e o comandante da Guarda Municipal de Santa Rita do Sapucaí, Marcos Roberto Ramos.

Todos os presentes foram convidados a cantar o Hino Nacional, e em seguida houve a entrega de certificados, sendo feito pelo Comandante da Guarda Municipal, Adilson José Silva; pelo secretário municipal do Governo, Israel Gustavo Guimarães dos Santos; e pelo secretário municipal de Defesa Social, Marcos Pereira de Paula. A solenidade contou também com a inauguração do primeiro canil da Guarda Municipal.

A função da Guarda Municipal é cuidar do patrimônio público, ou seja, dos bens ambientais, históricos, culturais e arquitetônicos do município; fiscalizar o trânsito, orientandos os motoristas e também atuando em casos de infração; apoiar as polícias civil e militar, e auxiliar na segurança de eventos entre outras atribuições. Essas funções constam na Lei n° 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto das Guardas Municipais. O estatuto define as normas gerais para as Guardas Municipais e é válido para todo país.

 

 

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Itajubá – www.itajuba.mg.gov.br